quarta-feira, 20 de julho de 2011

Para esclarecer

    Como pode ser? É tão difícil escrever quando estamos preenchidos por algum sentimento forte. Não estou dizendo que faltem as palavras, simplesmente recorremos ao mesmo tema frase após frase, paragrafo, texto e por aí vai.
    A cabeça da gente se ocupa tanto desse sentimento que nos cega quanto a qualquer outra coisa e perdemos o senso de pesos e medidas. Não que atuemos sobriamente todo o tempo, apenas se nota de maneira mais intensa, nesses casos, o nosso tendencionismo – pensando melhor sempre há algum tipo de interferência.
    Somos tendenciosos de mais, julgamos as coisas de acordo com o humor. Eu, por exemplo, estou repleto de um sentimento de perda, saudade, nostalgia... Em resumo: sentimento de partida. O engraçado disso é que (como sempre contraditório) existe uma alegria. Sem nexo?
    Tudo bem, eu explico um pouco melhor. Vou deixar minha casa, para voltar pra minha casa. Talvez eu tenha piorado as coisas. Deixe me tentar mais uma vez, começando com minha definição de casa: lugar onde moramos e nos sentimos como componente necessário. Ou seja, vou deixar um lugar onde me sinto bem e cômodo por outro onde me sinto bem e cômodo. Era pra ser uma troca neutra, mas a vida não é assim.
    Sempre que nos vamos damos maior atenção às pessoas, às atitudes e aos detalhes de forma geral. É uma reflexão interna (consciente ou não) que faz transparecer o valor das coisas e, muito embora eu saiba que em qualquer dos dois lugares posso ser feliz, me doí ter de escolher entre um ou outro. Doí ter de renunciar as coisas que se fazem importantes de um lado, mesmo que isso favoreça às que estão do outro.
    Enfim, minha cabeça essas últimas semanas está às voltas com esse conflito e alguns outros mais – de natureza parecida. Acontece que quando eu tento escrever algo fica explicitamente impresso esses meus sentimentos e ansiedades.
    Chego a dar risadas, pois, algumas vezes me forço a começar algo que não tenha nenhum vínculo com tudo isso e, ao reler metade de uma página, vejo que meu intento foi em vão. Por esse motivo decidi explicitar as coisas, quem sabe dessa forma possa sentir-me mais leve e voltar a pensar em outras questões – e voltar a escrever sobre outros assuntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário