domingo, 15 de janeiro de 2012

Para uma flor


Momentos e pessoas são únicos. Às vezes somos transportados a momentos e sensações vividas por pequenos estímulos: um cheiro, uma música e até mesmo uma roupa podem ser os portais que nos levam a reviver um passado gostoso que ficou impresso na memoria.
       Escutando a Caetano Veloso sou transportado a Buenos Aires, improvável? Talvez... mas foi lá que tive a oportunidade de ir em um show dele. Mais precisamente a música Leãozinho me leva a um gostoso momento que vivi por lá. Foi durante o show mesmo, estava em companhia de uma autentica porteña: magra, alta, de cabelos castanhos e rosto de menina travessa.
Contava-lhe como aquela canção me fazia lembrar uma prima que carinhosamente canta seu refrão quando me vê. Ela mais que depressa, em um ato de singela ternura, arranhou a canção em meus ouvidos tentando ao máximo imitar as palavras que o cantor entoava em português – língua estranha a ela. Assim abrasados senti um carinho enorme por aquela figura que me fazia um agrado tão espontâneo e esforçoso.
Recém chegado a terras platinas fiquei hipnotizado por tamanha demonstração de afeto. Aquela foi uma das noites mais significativas de meu ano e meio no país. Jasmin, assim como a flor perfumada esse era o nome da mulher, com jeito de menina, com a qual me senti tão confortavelmente em casa naquela noite.
Infelizmente, como nos sonhos bons, foi também a ultima noite na qual me encontrei com ela. Acontece que mesmo quando encontramos pessoas que nos são certas o momento teima em ser indevido e assim foi para nós. Entretanto, guardo no peito com afeto a noite na qual Buenos Aires ficava no Brasil, a primeira noite que percebi que não importa onde é possível sentir-se em casa.


A todas as outras pessoas maravilhosas que conheci em minha estadia em Buenos Aires peço que não se sintam diminuídas. Esse relato é apenas uma dessas coisas que volta e martela a cabeça vez ou outra, mas não quer dizer ela seja maior do que tantos outros momentos magníficos que tive o prazer de desfrutar com todos que tive a sorte de conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário