domingo, 6 de fevereiro de 2011

Viver eterno

O homem busca a imortalidade. Mesmo em seus primórdios o sonho do viver eterno é o tema central de lendas e historias que transitam por incontáveis gerações.
Por que tamanha vontade? Seria mesmo a vida eterna um dom? Respostas de cunho muito pessoal. E encontraremos militantes fervorosos tanto para o sim quanto para o não.

O mais importante aqui é o fato de que a imortalidade vem do desejo de estar presente. O que isso quer dizer? Quer dizer que a simples ideia de ser esquecido causa um pavor desmedido, pavor que se soma ao medo da morte. Na mente a morte é como um esquecimento, ausência, vazio.

Nosso imaginário supre esse estado de vazio com ideias, sonhos e incontáveis mecanismos de evasão. É do medo da morte que surge a ideia de uma vida após a que possuímos. Seja ela em forma de uma nova encarnação, ou através de um transcender que ultrapassa o entendimento humano.

O impossível de se suportar é o esquecimento. O que mais teria motivado ao homem a criar marcas únicas? Mais do que a necessidade de comunicar-se, é uma forma de preservar um pedaço de si em uma rocha, manuscrito, livro, ciberespaço...

A tecnologia avança e, com isso, se torna mais fácil o esquecimento e a tendência que as coisas - pessoas, momentos, lembranças - têm a cair no ostracismo. Realidade presente e inevitável. Da maneira que somos atingidos por rios e rios de informação fica difícil lembrar do café da manhã.

O esforço por imortalizar-se é como uma Ilíada. O problema é que nem todos são como os heróis épicos e muito provavelmente não sairão da sombra de seu anonimato. Por melhor que seja a intenção não serão todos que atingirão a "imortalidade". Mas esse não deve ser o propósito de nossas vidas. Viver em busca de algo assim é como perseguir o horizonte.

O melhor a se fazer é viver bem e buscar ser sempre bom. Para que assim eu possa ser o melhor e me tornar imortal!? Não, para que a sua vida e a daquelas pessoas a sua volta seja melhor. Para que o seu entorno seja sempre um ambiente em que sentirá confortável e em paz.

Quem busca a imortalidade não saberá desfrutar a vida. Mas aquele que desfruta bem das oportunidades - sem prejudicar ninguém - vai ser lembrado por gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário