segunda-feira, 28 de março de 2011

Escrever

    Um dia me disseram que os escritores eram pessoas que por não viver as próprias vidas tinham de inventar as vidas de seus personagens.
    Uma afirmação inglória e falsa, mas fez com que eu ficasse amedrontado por algum tempo. Me questionava a respeito de tão brilhantes mentes e de como poderiam ter ficado sem viver nada em suas vidas.
    A minha sorte foi crescer e poder conhecer um pouco da biografia dessas figuras e mesmo poder viver um pouco na pele como são as coisas. Hoje tenho como crença que é impossível criar sem viver.
    Como sustentar uma história sem ter nela uma vida palpável? Não existe a menor possibilidade de que alguém o faça As coisas carecem de um sentido que só pode ser obtido através de experimentação.
    Justamente nesse ponto morreu o argumento que tal pessoa me deu. Como escrever sobre algo que não se consegue conceber? É claro que é possível recriar alguns cenários através de relatos de terceiros, mas as sensações e outros sentimentos são mais complexos e não surgem sem uma experiencia concreta.
    Imagine criar todo um mundo assim. Improvável, apesar de que existem mentes muito superiores que a minha considero uma tarefa sobre-humana
    Eu acredito na vivência, nas coisas que podem e são sentidas. O que vai além disso é um bônus, não sempre alcançável. Um escritor antes de tudo tem de ser alguém disposto a viver.
    Escrever é, na verdade, recontar a realidade da maneira que a gente quer. Desnecessário dizer que pra recontar uma história é preciso vivê-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário