sábado, 3 de setembro de 2011

Em casa...

    Vejo mais um dia lindo lá fora, e o que diabos estou fazendo do lado de dentro? Realmente, a tecnologia prende a gente. Fico vendo da minha janela o céu limpo de nuvens e aqui estou na frente do computador reclamando da falta do que fazer.
    A vida vai passando e não sei mais como deixar de lado essa máquina. Ir pra fora de casa, mas fazer o que? Ficar andando aleatoriamente sem rumo? Tá... eu faço isso, e gosto de fazer isso – já sei que sou maluco, não precisa fazer essa cara – entretanto há uns dias que somente isso não basta.
    Falta alguém pra ir lá fora, sei lá. Como ficamos todos enfiados na frente de um computador a preguiça acaba por falar mais alto e nos impede de sair. Sair assim, sem propósito, sem vontade, sem ter o que fazer, apenas pelo prazer de estar do lado de fora. Fora do confinamento das paredes de casa. Encontrar um amigo em uma praça e ficar ali papeando sem mais nem menos, por pura vontade de estar ali. Mas, é tão mais cômodo ficar em casa e falar com os outros pela internet – será mesmo?
    Se tem uma coisa nos papos “internéticos” que realmente me incomoda é a falta do tom de voz, sabe? Saber o jeito com que a pessoa está falando, sentir todas as sutilezas que só a voz e os gestos conseguem transmitir. “Pra isso que existe webcan, seu otário!” eu sei que alguns de vocês podem ter pensado isso, sem problemas. Agora eu pergunto: realmente isso substitui o estar com alguém?
    Pra mim ainda falta algo mais, tudo bem que se a pessoa está na China e você aqui no Brasil é perfeitamente compreensível o uso dessas ferramentas para se sentir mais perto. Mas, estando na mesma cidade – muitas vezes no mesmo bairro – fica parecendo uma coisa exagerada. Não adianta você brigar, gritar que é mentira, o fato é: a internet sempre vai ter um distanciamento impessoal. E isso me incomoda de mais – me mata de raiva, melhor dizendo.
    O dia continua lindo lá fora, e eu ainda estou aqui dentro reclamando da falta do que fazer. Tão mais fácil reclamar enquanto presos na segurança daquilo que nos aflige. Tão mais fácil parar por aí e não buscar mudar. Eu hoje vou parar no reclamar, quem sabe amanhã eu saia de casa.

Um comentário:

  1. A internet aproxima as pessoas que estão longe e afasta as que estão próximas... sempre assim!

    ResponderExcluir