domingo, 22 de janeiro de 2012

Matutice

          Escuta: é o baruiu do mundo lá fora, o som do silêncio d'outro lado da porta. Cá na roça até a lua faz ruído e o tempo escorre preguiçoso.
          Aqui se faz tudin no capricho. Deus deu ao hômi a capacidade de mudá as coisa pra fazê tudo do jeito devido. As plantação cá da terra florece sempre no seu tempo e o tempo do hômi se mistura ao tempo do tempo. Num é na pressa da ligeiresa impacênte da cidade, sempre na inqueta sem vontade d'esperá. Disaprendero o valô do tempo e do trabaio feito cum amô.
          Espia pro cê vê: todo quanto há tem luga certo de fica. Não é de ciência dos hômi humano quere muda as orde divina, nem julgá as obra du sinhô lá de cima. Aques que inventa de contraria as orde do divino acaba machucanu o que num divia e maculando a terra que nos dá a vida.
           E é assim, meu fio, que o seu véio leva a vida. Aprendenu todo us dia a respeita as vontade e os quereres de quem pode mais, que é um só e é Deus. Lembranu sempre da pequeneza que tem um hômi, vivenu sempre sem querê o mal a nenhuma criatura.
          Por isso te digo: cuidado com us caminho do mundo. Não perca da cabeça nu que é fácil, pois nu tortuoso e cumpricado du mudo se isconde a reconpensa de verdade. Viva reto e seja humirde pra que um dia possa ocê mesmo ensiná aos seus os valô quea vida te amostra.

3 comentários:

  1. É mais dificil acompanhar os caminhos cá de dentro do que os lá de fora. E eles se cruzam.

    ResponderExcluir
  2. muito bom! essas verdades simples no coração do matuto refletem uma verdade maior no coração de todos nós. A grandeza da vida se valendo sempre das pequenas coisas. bão dimais!

    ResponderExcluir