domingo, 8 de abril de 2012

Por um abraço


               O problema do ser humano é que sempre haverá um dia em que ele acordará sozinho louco por um abraço, ou qualquer mostra de carinho. E justamente nesse dia estará abandonado a seus pensamentos, que torturantes aranharam a sua sanidade pouco-a-pouco.
               É aquele dia em que olhamos pro mundo como se ele quisesse cair sobre nós de uma vez só. É o dia em que todas as nossas preocupações resolvem acordar – juntas – como uma armadilha violenta. O dia no qual uma simples folha de papel parece ter o peso do mundo.
               E a única coisa que poderia nos salvar é um simples abraço, talvez não tão simples assim... Um abraço de se perder no tempo, um de carinho verdadeiro cheio de gratuidade. A vida é dura de mais pra ser vivida sozinha, mesmo que não sejamos incompletos somos seres sociais que dependem uns dos outros. E tão pouco somos perfeitos pra não admitir que alguém nos ampare.
               Talvez a busca inquieta que temos por encontrar alguém se resuma a esses momentos de fragilidade. Queremos alguém que esteja lá pra ser mais do que apenas alguém que caminha por nossas vidas, mais do que apenas um rosto conhecido que um dia cruzou nosso caminho. É preciso descobrir no outro toda a força que nos falta e estabelecer com ele uma aliança de segurança e conforto.
               Uma via de mão dupla, sem sobreposição de poderes ou vontades. Apenas dois que, pela mutua vontade e sabor, decidiram alicerçar as lacunas de seus vazios. Lançar-se em uma relação é uma forma de buscar o equilíbrio para a vida, mais do que isso é uma forma de aprender mais sobre si mesmo.
               Descobrir os próprios defeitos e virtudes, caminhar aprendendo a dividir. Dividir tudo: prazeres, dores, esperanças, desenganos, sonhos e medos. E ser para o outro o porto seguro que buscamos para nós mesmos, essa é a troca. Ser para o outro tudo aquilo que queremos que ele seja para nós, aprendendo a respeitar limites e temperamentos.
               Seres humanos são complexos e exigem tempo e paciência para serem compreendidos. Não se sinta melhor do que ninguém, você é tão humano quanto qualquer outro, tão cheio de defeitos e manias intrigantes quanto aqueles que você aponta. Tão difícil e temperamental quanto aqueles dos quais você reclama continuamente.
               Assim mesmo haverá alguém com quem você se sentirá seguro. Alguém que aprenderá a conviver com todas as suas manias chatas e loucuras. Enquanto você descobrirá o quanto as manias loucas dessa pessoa te fazem rir, tornando-a ainda mais especial. Aí então você poderá acordar num dia em que tudo parece dar errado e saber que terá o conforto do abraço que irá afugentar todos os demônios e curar suas agonias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário