sábado, 11 de dezembro de 2010

Liberdade... não, um livro

A liberdade, um tema de infinitas possibilidades. Poderia usar qualquer uma de suas ramas para chegar a um tema relevante e igualmente fascinante. Talvez a inspiração trazida por minha atual leitura tenha interferido em minha escolha.

No inicio desde ano fui por duas ocasiões persuadido com o nome do autor Erich Fromm, e as pessoas que o citaram mereciam uma consideração quanto a uma opinião literária. A primeira foi uma linda dinamarquesa que cursa medicina em seu país, o segundo um simpático vendedor de livros argentino. A ambos conheci no hostel onde passei minhas primeiras semanas em Buenos Aires.

Mesmo sendo tão bem recomendado tardei uns bons meses para adquirir um de seus livros. Um pouco pelo receio de que, estando fora do Brasil, sua leitura me resultaria um tanto mais complicada em outro idioma.

Por fim meu receio se tornou um incentivo e o comprei pensando em quão boa oportunidade seria melhorar meu entendimento com a língua espanhola – pequeno adendo: o autor é alemão – e ainda poder matar minha curiosidade quanto um autor que me foi tão bem recomendado.

E ao começar a ler o título “Medo da liberdade” me encontrei em total sintonia com o tema na forma em que era abordado. Estando fora do meu país e morando sozinho pela primeira vez o livro me caiu como uma pintura dos acontecimentos que me circundavam, seja de forma direta ou mesmo indiretamente.

Outra surpresa agradável foi perceber que sua leitura muito fácil e até divertida, sendo pouco necessário recorrer ao dicionário em busca de alguma palavra esdrúxula. Mais que isso, sua leitura é algo para se degustar, parar e refletir.

Se tardo tanto em termina-lo se deve a uma interrupção um tanto forçada que me manteve longe de suas páginas por alguns meses. Vergonhoso, admito. Retomar o livro foi tão prazeroso quanto foi abrir suas páginas pela primeira vez, procuro medir minha ansiedade para que não se torne somente um entretenimento.

Obviamente deixo aqui minha recomendação. Se em “español” não foi complicado não vai ser o português que lhes fará dano. Apenas mais uma coisa: eu não adiantei nem um dos temas do livro aqui, é mais divertido descobrir quando for ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário